O que são os Royalties do Petróleo?
As verbas denominadas “Royalties do Petróleo” e de participações especiais, constituem-se em receita para investimento intergeracional, isto é, que uma geração paga à outra, já que incidem sobre recursos finitos, investindo, aquele que hoje os usa, em diversificação produtiva para aqueles que virão no futuro sem poder contar com tais recursos.
São verdadeiros elos entre o presente e o futuro. Ora, isso implica em investimento na infra-estrutura para desencadear as novas atividades.
A exploração do petróleo provoca uma demanda extraordinária por serviços públicos e privados, decorrente da extraordinária elevação do nível de emprego e renda nos Município que compõe a OMPETRO – Organização dos Municípios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos, que acabará abruptamente, quando encerrarem-se os processos de exploração de petróleo.
O que restará será uma massa também extraordinária, de desempregados e evasão financeira. A solução é a utilização dos Royalties na criação de novas formas de produção de riqueza, para as gerações que vierem ao final ou após o ciclo exploratório do petróleo.
São os Royalties, portanto, um ressarcimento, às próximas gerações, como recursos para a promoção de uma política de justiça intergeracional, vale dizer, agricultura, desenvolvimento industrial e cultura de base.
Assim, a curva de valorização das áreas circunvizinhas à indústria de exploração de petróleo tendo a cair ladeira abaixo com a aproximação do fim do ciclo exploratório, havendo hoje grande distanciamento entre o m² real e o estimado.
Assim, você já sabe o que são os Royalties do Petróleo.